Apresentação
- font size decrease font size increase font size
Apresentação
O Centro de Atividades Ocupacionais iniciou funções a 1 de setembro de 2003, estando aberto todos os dias úteis entre as 9h e as 17h. Foi criado com vista a proporcionar às pessoas, com deficiência mental grave a profunda, atividades para desenvolver as suas potencialidades, promover a sua integração social e em última análise integrá-las em programas adequados de integração socioprofissional e tem capacidade de resposta para 71 utentes.
O apoio é prestado a uma população com idade igual ou superior a 16 anos, portadores de deficiência mental/doença mental comprovada. As admissões dos candidatos são efetuadas após um processo de avaliação de acordo com os critérios estabelecidos em Regulamento Interno:
- Ter uma deficiência grave a profunda;
- Ter idade igual ou superior a 16 anos e não reunir as condições para aplicabilidade do regime de emprego protegido;
- Residir de preferência na área geográfica da instituição;
- Existir possibilidade de ser enquadrado nas vagas existentes;
- Encontrar-se numa situação socioeconómica desfavorecida;
- Existir possibilidade de encontrar no CRIB uma hipótese de resposta para o seu caso específico.
Foi criado com vista a proporcionar às pessoas, com deficiência mental grave a profunda, atividades para desenvolver as suas potencialidades, promover a sua integração social e em última análise integrá-las em programas adequados de integração socioprofissional.
As áreas de recurso existentes no CAO – Centro de atividades Ocupacionais são as seguintes:
- Serviço Social
- Psicologia
- Terapia Ocupacional
- Psicomotricidade
- AVD – Atividades da Vida Diária
- Adaptação ao meio aquático
- Snoezelen
- Expressão Dramática
- Ludoteca
A estrutura organizacional do CAO – Centro de Atividades Ocupacionais, divide-se da seguinte forma:
- Sala de Horticultura - Área destinada a cuidar e manter uma horta e jardim, de acordo com as estações do ano.
- Sala de Têxteis - Área destinada à aprendizagem de várias técnicas inerentes à atividade, tais como, ponto cruz, fada do lar, arraiolos, costura etc.
- Sala Polivalente - Área destinada à aprendizagem da utilização de várias técnicas de pintura e decoupage, adequadas a cada cliente.
- Sala de Reciclagem - Área destinada à aprendizagem da utilização de diferentes técnicas nomeadamente, pintura, recorte e colagens, com a ajuda de vários materiais reciclados.
- Sala de Madeiras - Área destinada à aprendizagem da utilização de várias ferramentas manuais (plaina, serrote, formão etc.), mecânicas (serra elétrica, serra de braço radial, etc.), com vista à produção de trabalhos em madeira.
Sala de Modelagem - Área destinada à aprendizagem da modelagem de artefactos, através da utilização de diversos materiais como: papel, EVA, massa fimo, pasta de moldar, jumpingclay, plasticina feltro, esferovite e cartolina. - Salas Ocupacionais – Salas destinadas a proporcionar atividades que estimulem capacidades, autonomia e integração social. Estão dividida em 3 salas:
- Sala Amarela
- Sala Azul
- Sala Verde